Opinião


sábado, 3 de maio de 2014

Os tablets e as crianças

Quando eu frequentei o ensino secundário, tive uma disciplina que se chamava TIC- Tecnologias na Informação e Comunicação.
Aí aprendi um pouco mais sobre o office (essencialmente word, excel e power point), com o objetivo saber funcionar com as ferramentas de trabalho de um computador.
Entretanto, começaram a aparecer os tablets. E desde aí tudo mudou.
Tenho apenas 24 anos mas vejo muitas diferenças entre as crianças (até aos 10 anos) de antes (do tempo em que eu era uma delas) e as de hoje:

Antes tinham que nos ensinar a mexer num computador (ensinavam-nos as bases, pelo menos).
Hoje parecem nascer ensinadas. Com 6/7 anos começam a receber tablets (quando isso não acontece ainda antes da entrada para escola).

Antes um computador servia para fazer trabalhos para apresentar na escola...
Hoje, um computador serve para jogar SE as crianças não tiverem ainda um tablet... Porque quando recebem um tablet, o computador deixa de servir. É demasiado grande para levar para todo o lado.

Antes, pedíamos para nos levarem a parques infantis para brincarmos.
Hoje, pedem para ficar em casa... A jogar no tablet!

Antes bricávamos uns com os outros no recreio da escola: à macaca, ao macaquinho do chinês, à apanhada, ao toca e foge, etc.
Hoje, no recreio, gritam e andam à bulha (porque só sabem estar sossegadas a jogar no tablet).

Há imensos jogos didáticos que podem ser descarregados e ajudam ao desenvolvimento da criança. Mas estes só ajudam se a criança estiver acompanhada por um adulto durante todo o jogo. Caso contrário, ela vai estar a jogar por jogar, atendendo apenas ao sentido lúdico.
Se um adulto pura e simplesmente lhes passa um tablet para as mãos, a criança vai, de imediato, descarregar jogos lúdicos, sem qualquer interesse de caráter didático!

O iPad dá-me imenso jeito, e penso que a qualquer adulto... Posso trabalhar, ler e-books, acompanhar notícias, etc.
Mas fará assim tão bem a uma criança?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Compras On-line

WOOK - www.wook.pt