Opinião


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Exames de 4º Ano

Não consigo entender qual a necessidade de sujeitar crianças de 9/10 anos aos exames finais de Português e Matemática.
Será que ainda não perceberam que não é assim que se vê o que as crianças sabem ou não? A palavra exame só por si assusta-as logo e desperta-lhes de imediato um enorme nervoso miudinho!
Eu vivo no Soito (uma vila), aqui temos ensino até ao final do 3º ciclo do ensino básico. O que significa que as crianças podem estudar cá até ao 9º ano de escolaridade. No ensino secundário vão estudar para o Sabugal...
No entanto, na manhã dos exames, os alunos do 4º ano vão em grupo para a escola do Sabugal onde são distribuídos por ordem alfabética, podendo ficar numa sala onde não conhecem nenhum colega. Não é fácil para uma criança com 9/10 anos lidar com tudo isto.
Começamos com o papel dos pais: desde o princípio do ano que alertam os seus filhos (e bem) de que têm de estudar mais do que nos anos anteriores porque farão exame. E assim continuam durante todo o ano... É um ano escolar inteiro a pressionar os filhos... E com razão! Porque têm noção de que os filhos ainda são crianças e a pressão de um exame é muita! Eles próprios têm medo do resultado que os filhos possam ter.
Depois as prórias crianças: No início do ano começam por falar no assunto com pouca preocupação. Depois, há uma fase em que se fartam de tanto ouvir falar em exames. No final do ano (como agora, a um mês dos ditos cujos) começam a ficar preocupados, nervosos... E com os nervos ficam (ainda) mais desconcentrados...
Para finalizar, a cereja no topo do bolo, ou seja, o dia e (mais tarde) o resultado dos exames: O dia começa com a pressão de ser o dia do exame. Quando chegam à escola espera-os o autocarro que os levará ao Sabugal. Lá serão chamados e distribuídos por ordem alfabetica e farão o exame. Quando saem os resultados fazem média com as notas dos períodos anteriores. Se a criança passar tudo bem. Mas, se reprovar, terá um mês de aulas extras para recuperar e passar na 2ª fase (onde conta apenas a nota do exame, deixando de interessar tudo o que fez durante todo o ano letivo). Portanto, espera-se que a criança aprenda num mês tudo o que não aprendeu no ano inteiro. Para ajudar, este mês que antecede a 2º fase dos exames coincide com finais de primavera - princípios de verão, quando o calor começa a sentir-se cada vez mais e as crianças brincam na rua, na piscina, no rio, etc. Ora, uma criança que não conseguiu passar na 1º fase que se realiza em período escolar, conseguirá estar concentrada para passar na 2º fase em período de ínicio de férias? 
Um dia ainda gostava de perceber qual o intuito destes exames...

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