Opinião


domingo, 31 de agosto de 2014

João Pestana Vs Vitinho

Desde criança que, quando tinha sono, ouvia "Ai que anda aí o João Pestana". Quando peguntei aos meus pais quem era esse, responderam-me que era o sono!
Este fim-de-semana ouvi uma criança de 9 anos falar sobre o João Pestana, assustada. E perguntei-lhe:
- Mas porque é que tens medo do João Pestana?
- Porque ele é assustador.
- Mas tu sabes quem é?
- Sei, é um senhor.
- Não. É o nome que se dá ao sono! Só isso!
- Não é não. É um senhor que assusta e eu tenho muito medo. Vai ao youtube se queres ver.

Vai daí peguei no computador e pesquisei no youtube. Fiquei assustada pelas crianças. Vejam:

(Se não der o vídeo, vejam neste aqui)

Pois, o João Pestana é representado por um senhor de idade que se parece com o pai natal em versão filme de terror: careca e com um vestido cinzento escuro!
A música começa referindo a noite e o vento forte na rua. Se para muitos adultos, eu incluída, é ótimo ouvir o vento forte na rua quando estamos quentinhos na cama, esse cenário não é minimamente agradável para as crianças. É extremamente assustador!
Depois "Já lá vem o João Pestana... pé ante pé... vem de longe, muito cansado...", mostrando a sua sombra, os seus pés e um homem triste.
E a cereja no topo do bolo: o que vem fazer o João Pestana? Ver o menino adormecer em paz!


Onde é que a personagem deste senhor, a espreitar crianças a dormir, faz uma criança dormir descansada?

E o que fiz depois de ver este vídeo? Dei toda a razão à criança e mostrei-lhe o Vitinho!
Adivinhem a reação... "O Vitinho é fofinho e não mete medo nenhum!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Compras On-line

WOOK - www.wook.pt